Gostaria de saber se ainda existem brasileiros ativos nesse fórum. Algum de vocês ainda usa efetivamente as técnicas de memorização? Gostaria de alguém para compartilhar experiências e métodos.
Desconfio que as técnicas de memorização são usadas apenas para competição e 99% das pessoas acabam desistindo.
Olá, estou aprendendo sobre as técnicas de memorização. Não creio que são usadas apenas para competição, elas podem ser usadas no dia a dia também, seja para concurso, trabalho etc.
Recentemente aprendi sobre o sistema Dominic e o usei para memorizar dados importantes meus e de pessoas com quem convivo, como datas de nascimento, telefone e outros dados numéricos.
Estou utilizando outras técnicas para memorizar rostos, todos os países do mundo e outras coisas que acho bacana de saber e tenho curiosidade a respeito.
Estou pensei em usar o Major System por ser mais versátil, mas estou satisfeito com meu progresso utilizando o sistema Dominic
Vou usar essas mesmas técnicas para estudar para concursos. Ainda tenho muito o que evoluir, pois ainda sou iniciante nas técnicas de memorização.
Francamente, acho que Anki é a melhor forma de estudar, pois a repetição espaçada ajuda na fixação do conteúdo, sobretudo se fizer um estudo ativo.
Quantos às técnicas de memorização, creio que para um truque ou outro elas sirvam - além de funcionarem muito bem para memorizar listas de palavras. Isso pode ser aplicado com sucesso no estudo para concursos, mas com esse escopo bem definido, não para um estudo geral e sistemático.
Gostaria de ouvir os amigos daqui sobre o tema e aprofundar o debate, pois claramente minha resposta não exaure o tema.
Isso mesmo. A intenção é usar as técnicas de memória apenas como um auxílio, pois não é necessário memorizar o que se pode aprender de forma intuitiva. Concordo com você, o Anki realmente é uma ferramenta poderosa para o aprendizado. É sempre importante lembrar que aprender o conteúdo de algo e memorizar são duas coisas diferentes. Posso memorizar todas as fórmulas matemáticas, mas se não souber como aplicá-las e para que servem, não tem serventia.
Por isso é importante saber técnicas que não ajudem só na memória, mas também no aprendizado, como a técnica Feynman, por exemplo. Entre outras…
Infelizmente, parece que tem poucos brasileiros aqui para compartilhar experiências
Anki é muito bom. Vejo amigos meus usando ele para aprender outros idiomas. Mal sabem eles que o Anki serve para qualquer coisa. Uso principalmente para programação. Como decorar códigos não é o essencial na programação, é importante primeiramente aprender, depois colocar em prática e, por fim, criar um flashcard no Anki sobre essa informação.
Eu acredito que as técnicas de memorização sirvam muito bem para estudos sistemáticos. Eu já vi aqui em algum lugar no fórum sobre um técnica chamada “Grid System”, se não me falhe a memória, o livro “Memory Book” de Harry Lorrayne fala sobre isso. É similar ao método loci.
Eu não sei para que tipo de concursos vocês estudam, mas para a minha área, entender o conteúdo é fácil. Na verdade, acho muito fácil entender, o que dificulta é justamente a memorização.
Creio que quando as pessoas falam que a memorização é menos importante do que entender, nunca pararam para pensar que em concursos públicos, não adianta apenas entender, você precisa saber replicar o conteúdo.
Vou dar um exemplo. Qualquer pessoa com uma simples leitura consegue entender que um órgão é um “ente” sem personalidade jurídica.
Porém, se o um examinador lhe questionar em uma prova discursiva ou oral o seguinte: “Candidato, conceitue órgão no direito administrativo”. Você precisa saber um conceito, pelo menos inicial, para elaborar a resposta e não gaguejar, por isso aí entra a memorização, seja ela por técnicas ou exaustiva repetição do conteúdo.
Já parara para pensar sobre isso? Particularmente, acho meio balela essa coisa de entender > memorizar. Acho que são coisas interdependentes quando se fala de conteúdos densos e extensos. Entender certamente é o pontapé inicial, mas nunca podemos ficar só no entender, algum nível de memorização deve acontecer - seja por repetição, seja por técnicas, como eu havia dito.
Entendo um pouco isso. Eu já estudei direito para concursos policiais. A pior parte realmente não é aprender, e sim memorizar. E acredito que isso varia muito dependendo da área, as vezes até mesmo do assunto ou da própria pessoa. Tem gente que se sente confortável apenas lendo informações e memorizando elas. Enquanto que pessoas como eu preferem ler a informação e colocá-la em prática para só depois memorizar no Anki.
Opa, conheci o fórum ontem e por enquanto estou devorando os tópicos haha.
Atualmente lendo o Moonwalking with Einstein do Joshua Foer, e ainda pensando em como elaborar um plano de treinos para memória e em como conciliar e vincular isso com os estudos para o CBMMG.
“Desconfio que as técnicas de memorização são usadas apenas para competição e 99% das pessoas acabam desistindo.”
Eu uso técnicas de memória há décadas para a escola, trabalho, vida pessoal e muito mais. Sim, algumas pessoas usam mnemônicos para competições de memória, mas a maioria de nós os utiliza para progredir na vida. Estudantes de medicina, por exemplo, usam extensivamente mnemônicos para se prepararem para exames. Essas técnicas podem ser usadas em praticamente todos os esforços intelectuais que você possa imaginar.
No seu caso sugiro começar pelos livros do Alberto Dell’isola, pois lhe dará uma visão geral do assunto.
Normalmente minhas recomendações seriam outras, mas no seu caso é essa mesmo. Precisará ler muito, pois não há uma técnica universal, elas se complementam.
Opa amigo, então. Eu uso bastante o anki. Eu tenho 17 anos e na escola (estou no 3° do médio) é só decoreba mesmo então fica só naquelas mesmo. Já para concursos eu gosto de escrever. Estudo para as carreiras policiais e tem coisas no direito onde é decorar e acabou. Como prazos do inquérito policial.
Nas matérias no qual tenho dificuldade eu faço uma repetição absurda, como me desfiar a ler e reler várias e várias vezes até minha cabeça fritar (kkkk) acho que não tem segredo.
Então, esse fórum é justamente para discutir técnicas mais efetivas do que “ler até fritar”. A leitura repetida e passiva é chamada de “rote memorization” e é uma das menos efetivas quando comparadas às aqui estudadas. Não estou dizendo que ela não funciona, até porque a grande maioria dos aprovados em concursos a usam, porém existem técnicas melhores - que não são conhecidas pelos brasileiros pro falta de bons materiais.