Gostaria de saber se ainda existem brasileiros ativos nesse fórum. Algum de vocês ainda usa efetivamente as técnicas de memorização? Gostaria de alguém para compartilhar experiências e métodos.
Desconfio que as técnicas de memorização são usadas apenas para competição e 99% das pessoas acabam desistindo.
Olá, estou aprendendo sobre as técnicas de memorização. Não creio que são usadas apenas para competição, elas podem ser usadas no dia a dia também, seja para concurso, trabalho etc.
Recentemente aprendi sobre o sistema Dominic e o usei para memorizar dados importantes meus e de pessoas com quem convivo, como datas de nascimento, telefone e outros dados numéricos.
Estou utilizando outras técnicas para memorizar rostos, todos os países do mundo e outras coisas que acho bacana de saber e tenho curiosidade a respeito.
Estou pensei em usar o Major System por ser mais versátil, mas estou satisfeito com meu progresso utilizando o sistema Dominic
Vou usar essas mesmas técnicas para estudar para concursos. Ainda tenho muito o que evoluir, pois ainda sou iniciante nas técnicas de memorização.
Francamente, acho que Anki é a melhor forma de estudar, pois a repetição espaçada ajuda na fixação do conteúdo, sobretudo se fizer um estudo ativo.
Quantos às técnicas de memorização, creio que para um truque ou outro elas sirvam - além de funcionarem muito bem para memorizar listas de palavras. Isso pode ser aplicado com sucesso no estudo para concursos, mas com esse escopo bem definido, não para um estudo geral e sistemático.
Gostaria de ouvir os amigos daqui sobre o tema e aprofundar o debate, pois claramente minha resposta não exaure o tema.