Algum Brasileiro ainda ativo?

Então, entrei aqui agora (tipo uns 15m) você sabe alguma boa? Meu inglês não é tão bom e as vezes me bato pra ler algo aqui. Tenho muito que aprender ainda

Você deve pesquisar sobre palácio da memória e a transformação de palavras/conceitos em imagens, pois é a principal técnica.

É um tema muito complexo. Não tem como eu resumir tudo em um único post, pois são diversas técnicas cada uma mais adequada a um tipo de assunto. Além disso, no meu entender cada um precisa criar um sistema, a partir das técnicas aqui abordas, mas considerando suas percepções, facilidades e vivências.

Para não te deixar sem uma indicação concreta, a título introdutório eu indicaria os escritos do Alberto Dell’isola. Não tem tanta riqueza de informação e profundidade como aqui no fórum, mas se você não compreende bem o inglês, creio que seja pelo menos uma introdução ao tema.

Se você não quer ou não tem tempo para estudar, aprender e treinar essas técnicas, fique com o Anki que provavelmente já terá vantagem sobre as outras pessoas.

Por fim, não recomendo você encarar a escola como “decoreba”. Apesar de os testes escolares objetivarem a matéria e para passar a “decoreba” ser suficiente, a falta de um estudo sistemático e com aprofundamento pode lhe prejudicar na vida acadêmica e no trabalho se você não tiver riqueza de raciocínio e capacidade de fundamentar seus posicionamentos - coisa que a “decoreba” com certeza não lhe ajudará muito.

No mais, desejo-lhe boa sorte nos estudos.

1 Like

Bom dia!

É raro encontrar brasileiros no fórum.

Eu utilizo principalmente o Anki (repetição espaçada + active recall), método PAO, Major System e Palácio da Memória.

Normalmente, o Anki dá conta do recado, mas às vezes pode valer a pena utilizar o Palácio da Memória, principalmente quando quero memorizar uma grande quantidade de informações de uma vez. Porém, se o prazo for longo, então prefiro adicionar alguns poucos flashcards todo dia.

Acredito que a maioria que escuta sobre, não aplica, mas a maioria que aplica, não desiste, apenas perde o brilho nos olhos. No começo, as técnicas são muito surpreendentes, mas depois elas ficam normais. Por exemplo, memorizar 100 dígitos do Pi não soa mais tão impressionante como antes para mim. Acredito que seja por isso que sempre há muitos novatos no fórum, mas a maioria acaba parando de postar. Eu mesmo não postava nada fazia 2 anos. Não é que paramos de utilizar as técnicas; elas apenas passam a ser mais uma dentre várias ferramentas úteis para o aprendizado.

3 Likes

Boa tarde, Maike!

Que bom ver você por aqui.

Faz sentido. Gosto muito do Anki e acho que é uma poderosa ferramenta de revisão (e de aprendizagem se a elaboração de cards for feita de maneira ativa).

Interessante seu ponto de vista. Eu ainda tenho dúvidas quanto à extensão da aplicabilidade das técnicas aqui ensinadas nos estudos diários. Gostaria de ver e ouvir mais pessoas que usam técnicas de memorização de uma forma sistemática nos estudos.

Sei que você é mais experiente no uso dessas técnicas, então seria muito valioso para quem ler este tópico se você puder, por gentileza, explicar como você estuda na prática e como aplica as técnicas aos diversos tipos de conteúdos que nos deparamos nos estudos.

Particularmente, nos últimos dois meses tenho tentando elaborar uma espécie de “framework” com diversas técnicas abordadas neste fórum com a finalidade de aplicar ao estudo de legislação e matérias jurídicas. O objetivo é criar mecanismos (mais ou menos) sistematizados para memorizar artigos importantes e/ou conceitos básicos do direito para servirem como ponto de partida de respostas em exames orais, por exemplo.

P.S: depois que eu testar por mais algum tempo, farei um tópico detalhado para compartilhar o “método” que tenho usado.

2 Likes

Eu aguardarei ansiosamente para ver como você vai fazer, eu tenho me preparado para testar vários métodos para memorizar textos, tem vários que dão bem interessantes, depois queria ver o tempo que vai demorar para memorizar palavra por palavra.

E quanto o uso das técnicas mnemônicas (como palácio da memória, link, história, cidade da memória, SEM² e etc.) Por enquanto só usei testando cada uma em qualquer coisa, eu ainda não apliquei nenhuma técnica que não seja repetição espaçada, recall e algumas outras, mas estou fazendo vários palácios pra mim usar quando for começar a estudar história em ordem cronológica, aí eu pretendo poder ver a ordem cronológica da história do mundo e do universo em meus palácios antes de dormir ou quando for querer ver algo interessante, pra mim poder ver isso vai ser bem divertido, mas como não sabemos como tudo se iniciou terei que colocar todas teórias sobre o surgimento do universo :slight_smile:

1 Like

Meu primeiro contato com técnicas de memorização foi ao ler o livro “Como ter uma memória superpoderosa” do Harry Lorayne há vários anos atrás. Achei super interessante o livro, mas à primeira vista pareceu ser algo pouco aplicável praticamente aos estudos.

Durante a graduação não apliquei técnicas de memorização, pois estudei com base na repetição forçada e era suficiente para tirar ótimas notas. Ainda assim, sinto dificuldade de responder prontamente conceitos que, embora eu os conheça, gostaria de ter na ponta da língua. Em outras palavras, sei as repostas, mas gostaria de ter um ponto de partida memorizado para depois de introduzi-lo poder aprofundar em um exame oral, como dito.

Tudo isso para dizer que após sentir essa necessidade, retornei ao fórum e comecei a ler muito material buscando técnicas para aplicar aos estudos. Então após ler muitos tópicos, livros com , blogs e ver vídeos, resolvi testar na prática a técnica do palácio da memória com esse vídeo aqui (https://www.youtube.com/watch?v=FvTmqFgMSs8).

Fiquei impressionado que ao fazer a “caminhada” por esse palácio apenas 1 vez conseguir memorizar todos os conteúdos, sem grandes dificuldades (apenas usando a criatividade para as imagens). E o mais importante: até hoje sei os 20 elementos.

Note que 20 elementos é uma lista pequena de elementos para se memorizar se pensarmos absolutamente. Porém se não aplicarmos qualquer técnica, fica praticamente impossível memorizar isto com apenas uma leitura e com tamanha retenção, pois faz meses que fiz o teste e ainda me lembro.

É claro que isso não quer dizer que aplicando as técnicas de memorização lembraremos de tudo para sempre, a revisão (usando Anki ou outra ferramenta) é sempre necessário para reforçar as conexões que fazemos, porém a facilidade de retenção de conteúdos ao substituir as palavras por imagens - pelo menos para mim - é muito animadora. Agora estou testando isso em larga escala e a “longo” prazo.

No final das contas, o que eu recomendaria a você é começar a testar para desde logo se familiarizar com as técnicas na prática e treinar a sua criatividade e capacidade de transformação de elementos/conteúdos/itens abstratos em imagens memoráveis.

1 Like

O meu primeiro contato foi por meio do livro “A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo” de Joshua Foer, foi no começo da pandemia, a primeira imagem que coloquei foi numa sala que eu criei imaginando um cubo, aí depois de montar a imagem no cubo para me lembrar das unidades de medida da água, aí depois de um tempo eu escolhi um ângulo de fora do cubo para criar um quadro para colocar no quarto do meu palácio da minha casa e depois de um ano sem revisão ainda consigo me lembrar dele.

Sinceramente por enquanto o maior desafio que tenho é terminar o meu PAO e pensar em imagens para representarem um conceito, por enquanto eu posso memorizar usando palavras semelhantes ou memorizando cada letra da palavra, por ora tenho que melhorar as minhas imagens que crio.

E também preciso melhorar bastante a minha visualização em palácios imaginários, nos que eu possuo eu só vi referência de texturas e objetos de pedras, paredes, móveis, tecidos, plantas e etc, para adicionar no meu palácio, eu achei bem legal criar um cenário completamente do zero em minha mente como se estivesse criando um pequeno espaço em um longo mundo, entretanto não consigo me mover bem nesse espaço que criei e como se o espaço estivesse distorcido, as vezes eu andava em direção ao lago e o lago nunca se aproximava como deveria ser, se aproximando aos poucos como seria na vida real, aí eu tenho que icar teleportando nos lugares quando isso acontecia, esses problemas melhoraram desde quando comecei a fazer uns exercícios para melhorar a minha visualização.

Desde que voltei esse ano procurado respostas sobre o palácio da memória eu achei esse fórum no meu e-mail(aparentemente eu criei uma conta e havia me esquecido da existência do fórum), eu dei uma olhada e eu acabei vasculhando o fórum por vários dias inteiros e me deparei com muitas coisas que despertaram imensamente o meu interesse, fazia um bom tempo que algo não me excitava tanto com alguma coisa, e por enquanto estou criando o meu PAO, expandindo a minha lista de pegs e criando várias palácios para usa quando for começar estudar sobre historia do mundo, da arte, música, literatura e também pretendo começar a memorizar todos dias da minha vida(não literalmente) quando entrar para uma faculdade, e quero colocar tudo na minha cidade da memória que estarei criando e tenho uns poemas e livros pra memorizar com técnicas diferentes.

2 Likes

Boa noite! Desculpe pela demora para responder.

Eu acredito que há uma certa diferença entre aprender e memorizar. Quando nos referimos a aprendizado, estamos falando sobre entender relações entre ideias, mas, quando nos referimos a memorização, estamos falando sobre entender ideias isoladamente. Por isso que às vezes algumas pessoas tiram notas ruins mesmo quando colam.

Por exemplo, lembro que muitos professores do meu curso técnico no CEFET-MG costumavam deixar a gente levar uma folha com todas as fórmulas que quiséssemos, mas mesmo assim muita gente ia mal. É claro que ter acesso às equações ajudava, mas se a pessoa não entendesse as relações entre as diferentes variáveis e o que elas significavam, era impossível entender, modelar e resolver o problema do enunciado. Porém, isso só era possível para matérias que cobravam muito raciocínio lógico. Se isso fosse feito em matérias mais conteudistas, como biologia, todo mundo ganharia total.

O primeiro passo é saber o que deseja: memorizar ou aprender. Se for o primeiro caso, então use o palácio da memória, repetição espaçada e lembrança ativa. Se for o segundo, você pode resolver exercícios, aplicar a técnica Feynman e criar mapas mentais. Para saber qual é o caso, se pergunte se você conseguiria fechar a prova se tivesse uma cola com você. Por exemplo, em olimpíadas de matemática, não adianta nada ter as fórmulas do lado, dado que uma pessoa que tenha praticado o suficiente vai lembrá-las de cor, enquanto uma que não praticou não vai nem conseguir aplicá-las. Em contrapartida, biologia, geografia e direito costumam envolver muitas categorias e classificações, então geralmente saber as definições e conceitos é suficiente.

Como mencionou que estuda a legislação e matérias jurídicas, acredito que uma enorme parte do seu conteúdo possa ser memorizado utilizando técnicas de memorização.

Ótima ideia!

1 Like

Aqui, estou estudando memorização há um tempo, comecei estudando com os livros do harry lorayne e agora estou estudando o palácio da memoria, através das minhas pesquisas sobre ele conheci esse site, estou estudando memorização para utilizar nos estudos de outras áreas, não pretendo competir

1 Like

boa tarde. estudo para concurso tbm, meu foco é magistratura. Estabeleci três pilares de estudo: repetição espaçada com o anki, pomodoro e castelos mentais. É uma qntidade absurda de conhecimento. legal poder trocar ideias por aqui, haja vista q o pessoal com quem falo não leva muito a sério as técnicas acima. Abcs

3 Likes

Busquem conhecimento

2 Likes

ta difícil em achar a comunidade br kkkkk, vcs estão em outro fórum ou simplesmente morreu o papo?

Acho que simplesmente morreu o papo mesmo kkkkk