Eu pretendo treinar algumas técnicas de memorização ultimamente estive sem tempo mais desta vez pretendo me dedicar e me doar 2 horas por dia para treinamento de memória com 4 técnicas diferentes de memória gostaria de saber sobre alguém que treina assim ou mais experientes enquanto tempo posso ver resultado na minha capacidade de memorização
Fala irmão.
Então, resultados você vê quase que instantaneamente. Pode fazer o teste, usando as técnicas certas como o método de Loci, você consegue memorizar coisas rapidamente.
A pergunta é, qual seu objetivo com isso? Dependendo do seu objetivo, o resultado pode vir mais rápido, ou mais lento.
Memorizar textos é trabalhoso e difícil. Já memorizar sequência de números é relativamente mais fácil, sequência de cartas melhor ainda, existem dossiês de técnicas para isso.
Se seu objetivo é ir bem academicamente, os resultados podem vir de forma mais gradual. Se treinar para memorizar sequências de números, cartas e outras informações desse mesmo gênero, virá mais rápido!
Tudo depende do seu objetivo e sua dedicação!
porem saiba que quanto mais treino voce tiver mais facil ficara usa-la , então não desanime , mesmo quando fizer cagada , sim provavelmente pode acontecer de voce fazer igual eu , ir memorizar algo e fazer cagada no processo e ter que corrigir , na epoca quase que eu abandono meu projeto , porem o segredo é por mais brega que seja e não desistiri e não largar o osso .
Bom eu sou um autodidata e pretendo aumentar brutalmente minha capacidade de aprender com eficácia e rapidez todo tipo de assunto que eu quiser
Obrigado pelo conselho amigo seguirei ele não irei largar o osso
Estou atualmente fazendo faculdade, e ajuda bastante no aprendizado… Gosto de criar histórias inusitadas e bem memoráveis, linkando uma informação na outra, isso me permite aprender em 1 dia coisas que meu colegas às vezes levam semana, e fica mais evidente ainda quando se trata de lembrar das fórmulas de matemática, física…
Mas é o que comentaram acima, a questão é realmente praticar, assim fica cada vez mais fácil utilizar as técnicas e efetivamente lembrar da informação com facilidade. Talvez seja útil inclusive você treinar já começando por informações mais simples que tu quer lembrar, ou mesmo algo que tu já sabe e transformar num mnemônico, apenas para pôr em prática.
essa tecnica é realmente um divisor de aguas depois que tu pega as manhas , eu me vi decorando proverbios da biblia com extrema facilidade coisa que antes era uma dor , alem do mais como disse outro no forum , a tecnica apesar de eu não achar ela lá muito divertida , para algumas pessoas é uma lufada de ar fresco visto que memorização mecanica é muito mais tedioso é chato .
decorando proverbios da biblia com extrema facilidade
Que técnicas tu utilizou?
usei loci puro e cheguei a ter memorizado 13 capitulos de proverbios porem tenho confiança de recitar apenas o 1 capitulo pois o meu palacio é imaginario portanto , eu tive uns problemas com ele por ter que compo-lo do zero , porem não faz com que eu tenha esquecido os outros pois na hora de revisa-los sempre os lembro , eu diria que o que ficou fraco foi os gatilhos dele eu me atrapalhei por não saber como codificar os numeros dos versiculos
Muito bom amigo continue praticando ler esses comentários de vocês me animam bastante
Concordo com tudo o que o pessoal falou aqui. Mas só um detalhe que eu gostaria de acrescentar, por uma experiência pessoal minha: existem momentos em que, por mais efetivo e quase mágico que o método do palácio da memória é, ele não é a melhor alternativa.
Eu estou estudando para o Concurso de Admissão da Carreira Diplomática(CACD). Todo mundo fala que é o concurso público mais difícil do país, e eu tendo a concordar. A quantidade de informação, e o nível de detalhe que você precisa em algumas matérias é absurdo.
Eu não tenho dúvida que, se eu me dedicasse a memorizar todo o conteúdo com palácios da memória, eu conseguiria. Mas demoraria um tempo enorme e eu ia gastar muito tempo saindo na rua e em jogos (dá pra você usar tanto ambientes virtuais como puramente imaginários com a mesma efetivadade que lugares reais, mas os imaginários são trabalhosos de construir) para acumular palácios da memória suficientes. No fim, optei por flashcards. Fiquei meio mal de “trair” o método, mas no fim, é uma ferramenta, e o que importa é o objetivo que você está buscando. Moral da história é: tenha essa noção de realismo quanto ao que você vai aplicar o método.
Eu diria que, tirando situações muito específicas como dessa prova absurda que é o CACD, você pode usar os palácios da memória sem problema algum. E talvez o problema até seja eu mesmo, querendo memorizar uma quantidade de detalhes muito grande que, possivelmente, vai além do que pede a prova. Mas como quero passar logo, estou fazendo esse esforço a mais.
Eu já vi recomendações de você limitar a quantidade de pontos que você faz sobre um livro (5 pontos principais de um capítulo, por exemplo, variando a depender do tamanho do capítulo, assunto, etc. ). Dessa forma, ficaria muito tranquilo usar o palácio. Antes, eu estava memorizando um livro de mil páginas de Direito Internacional, e acabei praticamente ficando sem loci. Mas, como eu disse, tem situações que esse princípio de limitar quantidade de dados por capítulo não funciona, como é o caso com o CACD.
Boa sorte na jornada! Tamo junto!
Vale ressaltar : 1 é que o cerebro se torna mais habilidoso com o tempo , e 2 se voce realmente se dedicar a memorizar trajetos e lugares você realmente se suprenderá com o acervo que você terá depois , alem do mais no forum mesmo é dito que há maneiras de aproveitar mais os palacios que temos , esta maneira é , como usar cantos ! no caso ela consiste em usar a tecnica de visualizar mais de perto , ex: um loci é na sua cadeira outro em cima da almofada da sua cadeira que você dá zoom e ve por exemplo um boxeador golpeando um pato que são bem pequenos visto olhando apenas pela cadeira se não invisiveis , entende agora ? 3- se você tiver pouca experiencia com a tecnica ela realmente parecera como um trem bala , poderosa , mais de dificil manuseio , tudo na vida no começo e assim .
Eu mesmo no começo para memorizar proverbios , de maneira , verbatim , vi progressos otimos, logo no inicio, mas assim , depois mais tarde eu vi altas cagadas que eu tinha feito que hoje , me fazem pagar juros compostos e me mostram claramente minha inexperiencia .
Eu recomendaria outras técnicas que não precisam de usar espaços assim associaçao visual pao por exemplo
Como está seu projeto em relação ao CACD? Migrou mesmo para o ANKI?
Olá! Então, eu uso um outro aplicativo, chamado Remnote. Acho ele infinitamente melhor que o Anki em quase tudo. Mantenho o Anki só para vocabulário das línguas estrangeiras.
Oi Vinícius, obrigado por responder. E em relação aos idiomas, também migrou completamente para a repetição espaçada ou ainda utiliza palácio ou outra técnica mnemônica? Estou entrando nesse universo da memorização agora e procuro formas mais eficientes para aquisição de vocabulário.
Primeiro, saiba que sempre uso o palácio da memória combinado com repetição espaçada. Mas para vocabulário, específicamente, nunca usei o palácio da memória. Penso que me depararia com o mesmo problema que tive quando quis usar ele exclusivamente como forma de estudar para o CACD: estresse por começar a faltar espaço e ficar gastando tempo excessivo buscando novos palácios.
Se você já tem uma quantidade legal de palácios, talvez valha a pena tentar, pois com certeza vai ser mais divertido e a memória vai ser mais sólida do que em relação ao Anki, mas sinceramente não sei se vocabulários são o melhor material para decorar assim. Mesmo que você organize alfabeticamente, como vai conseguir saber exatamente a palavra que você precisa em meio à, sei lá, mil loci? Acho que os flashcards geram uma memória mais instantânea da palavra, por mais que eles não tenham a mesma eficiência do palácio. Mas tudo isso eu falo sem experiência na memorização desse tipo de material. Talvez esses problemas não existam com maior prática, e com revisão suficiente, você consiga ir imediatamente, ou muito próximo, da palavra que você deseja descobrir.
E mesmo a questão da falta de palácios é bem relativa. Eu poderia, por exemplo, ter diminuído e sintetizado minhas anotações para o CACD (embora é muito difícil saber exatamente que tipo de detalhe pequeno pode fazer a diferença), e sempre é possível usar tours virtuais e jogos. Foi mais uma questão de ansiedade pessoal mesmo.
“saiba que sempre uso o palácio da memória combinado com repetição espaçada” - Está se referindo as revisões que faz dos elementos do seu palácio, correto?
Sim, mas não só. Hoje eu estou fazendo a mistura dessa forma: a maior parte da memorização é feita puramente pelos flashcards, sem técnica nenhuma. Quando eu encontro um cartão que está me dando muito dificuldade ou um que seja uma lista de itens que eu não possa decompor sem perda de sentido em outros cartões menores, aí eu uso o palácio. Coloco em parentêses, no lado da pergunta do flashcard, a localização onde estão as respectivas imagens. Escolho um palácio e localização a esmo.
Para não ficar perdido, faço um flashcard específico cobrindo tanto a localização onde estão às imagens, para quando eu for pensar no tema do cartão, conseguir ir para a localização da resposta sem ver onde ela está, e outro cobrindo o tema do cartão, para partindo da localização eu saber o que se refere as imagens nela colocadas.