Olá entusiastas, estou relendo o livro Mentes Geniais do Alberto Dellisolla, paralelamente, o livro Você pode ter uma memória incrível do Dominic O’Brien.
Estou praticando o método do vínculo/ligação (Link System) e o método das jornadas/palácio da memória (Memory Palace), e algo importantíssimo para minha prática são os fundamentos do livro do Alberto
- Movimento
- Sensualidade
- Humor
- Desproporção e Exagero
- Cores
Algo além que tirei do livro do Dominc O’Brien foi a “Regra dos Cinco”, que é basicamente revisar a lista a ser memorizada pelo menos 5 vezes. Resumindo tenho um acrônimo pra não esquecer as técnicas, lembro-me do boxeador Muhhamad ALI = “A.L.I.(R)” =
- Associação
- Repetição/Revisão
São fundamentos que não posso deixar de lado, se não, é contar com a sorte.
Com a prática, você vai vendo oque faz mais sentido pra você, oque fixa melhor na sua mente, você começa a ter a intuição que uma imagem ou associação não está boa o suficiente.
Por fim, algo muito interessante que percebi recentemente, foi que no método do vínculo/ligação ou método de histórias, eu estava fazendo cada item 1x só.
Ex: Para memorizar - livro, planta, ventilador, mesa, janela
Estava fazendo uma história como:
” Abro um LIVRO, e no meio dele está cheio de PLANTAs, olho para um VENTILADOR de teto que cai em cima de uma MESA, e a JANELA da minha casa está pegando fogo.”
Não que seja errado, pode funcionar, mas em listas de mais de 20 itens, se eu não amarrar um item 2x, tem muita chance de algum ficar pra trás.
Ao invés de fazer - livro/planta, ventilador/mesa, janela;
Oque tem funcionado é - livro/planta, planta/ventilador, ventilador/mesa, mesa/janela.
Em listas grandes, você tem sim um esforço um pouco maior, em compensação, aumenta drasticamente a sua memorização..