Memorização para concursos (urgente!)

Estou me preparando para o concurso de Agente de Polícia Federal e é muitíssimo conteúdo! Necessito urgente de técnicas de memorização para me ajudar nesse concurso. Como vocês memorizariam o edital de um concurso grande? Desde já agradeço!

hey luca, é importante entender que tipo de conteudo voce tem interesse em guardar, para começar a sua fase de gathering entende?

O palacio da memoria que tem o uso mais pratico tem a função de topologia ou seja criar tópicos e atalhos para conhecimentos conhecidos então,

o primeiro passo a fazer é criar um panorama do que voce quer gravar

• topico 1
  • topico 2
  • topico 999

após separá-los, voce deve gradualmente adicionar dentro do seu palacio da memoria da seguinte forma.

primeiro criar a disposição de lugares que ira utilizar é claro,
em seguida voce deve adicionar lentamente, e com o tempo os seus estudos ou seja.

dia um, quarto 1 e 2, para o topico 1, 2 e 3 que estudou.
dias dois, a revisão desses dados (para fixação mais duradoura)
e por ai sucessivamente, ou seja, precisa ser feito gradualmente.

mas recomendo essa ordem, palacio da memoria, estudo com tecnicas mnemonicas de sua preferencia, e apos estudo criar topicos no palacio e por fim revisar sistematicamente seguindo o prazo da curva de esquecimento, “0m, 20m, 1 dia, 7 dias e 30 dias”

eu uso essa rotina no meu palacio e tenho conseguido muito efetivamente farmar conhecimento por assim dizer.

espero ter ajudo e me feito entender, qualquer duvida adicional sinta-se livre pra me contatar

whatsapp; 55 11 980858483

3 Likes

Muito obrigado… Estou usando palácio da memória nos estudos a um tempo, mas sempre tive dúvida de sua efetividade a longo prazo. Obrigado por esclarecer isso!

1 Like

Boa tarde. Gostei do conselho. Aconselhas a fazer subdivisões de tópicos no mesmo loci.
Por exemplo:
Loci 1 …A
Loci1.11…b
Loci 1.2…c etc.
Sempre dentro da mesma temática.

1 Like

Sim atash Tudo bem com você?

é isso sim, uma coisa muito comum no palácio da memória é a saturação dos quartos, colocar muito conteúdo em um mesmo espaço sem tornar aqueles dados apreensíveis para uma futura consulta.

Então é preciso se lembrar que há espaços infinitos e por essa razão podemos nos dar a liberdade, de usar um quarto para uma coisa, outro para outra, sem exagerar nos espaços entende.

Por nada amigo, eu mesmo sempre tive uma dor muito grande por usar alguns metodos de memorização e não ver os efeitos milagrosos sempre, então fui metódico e estudei cada situação mnemonica em separado.

e portanto muitas das coisas se bem executadas criam uma retenção quase que genial como vemos por ai

1 Like