(Eu escrevi sobre ser horrível escrevendo, que tive que apagar o tópico anterior exatamente por ser horrível escrevendo, mas agora com esse novo dá pra ler, irei treinar mais escrita pra me comunicar com vocês).
Willyam, eu também utilizo método de loci para memorizar tudo que me interessa. Eu uso lugares conhecidos do meu dia a dia… Mas eu comecei a criar palácios do zero a 4 dias, e tem dado super certo, são quartos em branco, ou todo pintado de uma cor só, sem móveis ou objetos. Poderia me explicar como você utiliza seus palácios, e como você fez para memorizar as 150 palavras em 20 minutos.
Olá joaoaton, obrigado por interagir. Eu uso lugares que são da minha infância, nesse palácio mental é um campo e eu separo em blocos (por exemplo 3 blocos de 50) nesses cenários eu organizo cada palavra uma do lado da outra, mas como uma imagem como referência, bom, enfim, entre todas essas palavras eu faço uma história muito maluca, e vou relacionado todas essas palavras uma com a outra, como se todas as palavras fizesse parte apenas de uma coisa sabe? assim fica mais fácil de lembrar com todas, eu faço uma rota também pra facilitar o processo. Quando se faz uma rota pelo seu palácio mental, seu cérebro interpreta como uma rota real, então faz de tudo pra lembrar dessa rota, eu coloco todas essas palavras sempre perto de objetos também, todos eles são objetos grandes, você precisa se perguntar também “o que vem depois de tal palavra” então você se lembra de uma, depois outra, assim totalizando várias, gasta muita energia memorizar 150 palavras por isso exige muito atenção e organização estrutural no seu palácio mental.
A importância de ser estrutural no palácio mental é de suma importancia, como eu falei, deixar as palavras uma do lado da outra como imagens como referencias, pois você vai ter que contar depois essas palavras (primeira palavra, segunda palavra, terceira palavra…) faça o máximo de tudo pra visualizar essas imagens como referencia uma do lado da outra, eu tenho certeza que depois de semanas você vai notar uma diferença enorme.
Boa, Willyan. Também tenho 17 anos. Eu estou genuinamente impressionado com o seu avanço, 150 palavras eruditas em 20 minutos? Parece até história de pescador. Não se preocupe com a sua escrita, pois ela é mais do que suficiente para nós entendermos o que você tem a falar.
Se não for incômodo, gostaria de entender, como conseguiu conciliar outras técnicas de memorização em conjunto com o palácio mental para fazer caber 150 palavras nos cômodos?
Olá, edd.vt, obrigado por interagir, realmente parece história de pescador, porém é neuroplasticidade com técnica e estratégica constante, vale ressaltar que essa memorização é treinada com o fim de competir, levando em conta que as palavras memorizadas são de curto prazo, depois de uma hora eu lembro só umas 120 - 100, depois de um dia (se não revisar) umas 50 - 30, depois de uma semana só resta 10 - 5 palavras lembradas. Se for memória de longo prazo exige mais constância e revisão todo dia.
Na publicação eu disse que faço 3 blocos pra 50 palavras no palácio mental, em ordem, mas como eu não posso fazer uma fileira muito grande de palavras (por exemplo 50 em uma linha reta e muito grande) eu tenho 5 casas pra cada 1 blocos, e em cada casa cabe 10 palavras. Essas casas que contém os cenários, histórias, associação, em cada casa existe quadrados (10 quadrados no chão) assim eu coloco cada palavra em cada quadrado (com uma imagem simbolizando a palavra) literalmente um cenário com vários cenários dentro. Como se fosse um teatro com minis teatros dentro, se o caso fosse memorizar 90 palavras seria 3 blocos de 30, então teria que ser 3 casas com 10 quadrados, para guardar 10 palavras, quero deixar claro que essas casas são bem perto uma da outra e elas são bem abertas, não contentado portas e nem janelas, apenas paredes e tetos, elas tem que ficar bem perto uma da outra também para facilitar “puxar o conteúdo”. Mas estou também testando técnicas novas, não apenas essa estrutural, uso algumas que nem em ordem são, apenas historias extremamente malucas e associativas, deixando apenas o cérebro fazer o trabalho de lembrar a ordem (quantos mais maluca for a história, mais o cérebro lembra). Agradeço de novo por interagir.
(Tive que apagar a mensagem pra corrigir a escrita, isto tá começando a ficar irônico).
Que interessante ver um brasileiro querendo treinar técnicas de memorização para competições! Já faz alguns meses que tenho esse foco, e não vou mentir que me sinto um tanto quanto sozinho. Por algum motivo que desconheço, não existem tantos recursos sobre memória como um meio de competição no Brasil, a grande maioria é para estudos e coisas parecidas. Você pretende começar a memorizar números ou cartas? Eu atualmente estou no meu caminho de memorizar binários, e por mais incrível que pareça, é bem divertido!
Qual sistema você usa para memorizar binários Pedro?
Eu uso matrizes 3x3. Basicamente eu separo os binários nessas matrizes, sendo 2^9 = 512 possibilidades de imagens. Eu criei essas 512 imagens usando o Major System. Mas ele é mais um auxiliador, pois eu associei cada imagem com seu formato de matriz depois de cria-las. Deu trabalho, mas agora eu identifico quase instantaneamente qual imagem se trata. Por exemplo:
001
100
101
Dragão → coincedentemente lembra um dragão.
010
011
001
Nômade → consigo ver um nômade em cima de uma camelo (indo para esquerda).
Olá, piudi, obrigado por interagir, números binários deve ser um trabalho difícil de se memorizar e eu acho muito interessante, eu pretendo sim memorizar números e baralho, mas com números eu estou começando mais devagar que as palavras, notando que números é uma coisa bem mais difícil do que palavras (pelo menos pra mim).
É bom também ver um brasileiro por aqui comentando sobre o progresso, técnicas e objetivos, infelizmente no Brasil a memorização é até algo culto, no sentido de não ter competições, não posso me desanimar por isso! pra ser sincero é até reconfortante ver outro brasileiro por aqui fazendo a mesma coisa.
Inclusive, pretendo memorizar um baralho inteiro em 1 minuto, não tenho uma meta ainda estabelecida pra quantos números eu quero memorizar em tal tempo.