Olá, me chamo João, e sou do Brasil. Faz 3 meses que vim aplicando o método de John Place, e percebo as limitações deste. Meu foco é memorizar livros e textos. Como não encontrei nenhum metodo alem do de John Place para memorizar livros, então pensei em criar um do zero. Gostaria de compartilhar essa trajetoria aqui, e também quero ouvir a opinião de vocês.
Você pretende tentar memorizar cada palavra isoladamente? Estou interessado em como você pensa em fazer isso. Pensa em usar algum palácio mental?
Pedro, obrigado pelo comentario. Vamos lá, com o que ja estudei desde ontem. Por agora não encontrei nenhum metodo base, que não seja criar então um palacio do zero. Para memorizar 2 capitulos de um livro, eu fiz o seguinte. Criei um quarto em branco mentalmente, então fui adicionando imagens associativas, para associar elas com as frases dos capitulos. Cada imagem adcionada no quarto, comporta no maximo 5 a 6 palavras. Cada quarto possui somente 4 ou 5 imagens como (loci), mais do que isso eu não arriscaria antes de aperfeiçoar a tecnica. O objetivo é começar com um quarto em branco para então ir aumentando para dois quartos, uma sala, depois uma casa, uma rua de casas, um bairro, uma cidade, um país, um planeta, depois planetas. Parece uma meta maluca, eu sei….Mas esse metodo irá ter como pilar “você” como criador de um universo mental proprio. Usando a base da neurociencia, veja, a cada nova revisão, seu cerebro ira associar isso como sua nova forma de aprendizagem e organização neural. E quando ocorrer o processo de (poda neural)=é um processo natural e vital do cérebro que envolve a eliminação de sinapses (conexões neurais) menos utilizadas e o fortalecimento das mais ativas, tornando o sistema mais eficiente.
Esse metodo esta recebendo umas 2 a 3 horas da minha tarde. E 1 hora da minha noite. O resto do tempo passo pesquisando conteudos para aprimorar essa tecnica.
Me diga o que achou. Obg, até logo.
A sim, em 1 dia eu consegui até agora criar dois quartos do zero, e cada quarto possui sua forma geometrica diferente, mas todos eles até agora são brancos. Os quartos estão ligados um ao outro por um corredor entre eles. A cada três quartos criados mentalmente, mudarei a cor, para ser melhor o processo de diferenciação.
A conexão entre yoguis, Vedas/Upaniṣads e técnicas mnemônicas é uma das mais antigas e poderosas heranças cognitivas da humanidade.
Na verdade, as primeiras técnicas mnemônicas sistemáticas da história nasceram dentro da tradição védica, muito antes da Grécia antiga formular seus “palácios da memória”.
Os Vedas — Rig, Sama, Yajur e Atharva — foram transmitidos oralmente por mais de 3 mil anos, antes de serem escritos.
Durante todo esse tempo, nenhuma palavra se perdeu.
Por quê? Porque os rishis (sábios yoguis) desenvolveram sistemas mnemônicos de precisão quase sobre-humana.
Esses sistemas não eram apenas para “lembrar palavras” —
eles eram exercícios de concentração, respiração, ritmo e presença total.
A memória era tratada como uma forma de yoga — Smṛti-Yoga — a disciplina da lembrança perfeita.
Nos Vedas, “Smṛti” (memória) é também sinônimo de “recordar o Real”,
ou seja, manter a mente alinhada com o Absoluto.
Uso do Prāṇa — Respiração como Ritmo da Memória
Cada mantra era respirado, não apenas recitado.
A respiração era sincronizada com o verso:
Inspiração: absorver o som.
Expiração: emitir o som.
Pausa: silêncio de integração (kumbhaka).
O ritmo respiratório estabilizava o sistema nervoso e
alinhava corpo, voz e mente em um único fluxo de atenção —
isso reduzia ruído interno e ampliava foco e retenção.
Hoje, a neurociência confirma o mesmo princípio:
A respiração lenta aumenta coerência neural (theta/alpha) e favorece codificação mnemônica.
Ou seja — os yoguis faziam o que hoje chamamos de “neuro-entrainment respiratório”,
três milênios antes de existir EEG.
Os Upaniṣads ensinam dharana — foco exclusivo num único objeto ou ideia.
Esse estado estabiliza a mente e retira interferência cognitiva,
permitindo que as memórias se gravem sem dispersão.
“Quando o pensamento se fixa em um só ponto, torna-se como uma chama imóvel.” — Katha Upaniṣad
Em termos modernos: atenção plena, sem oscilação, é o pré-requisito da codificação eficiente.
Na visão dos yoguis, lembrar não era acumular — era revelar.
A memória perfeita (smṛti siddhi) é um reflexo da consciência desperta (chit).
O sábio não “lembra o texto”, ele se torna o texto.
A memória é uma função da identidade — quanto mais unificado o ser, mais perfeita a lembrança.
Assim, o ato de memorizar um Veda era um sādhanā espiritual,
um exercício de união entre mente, som e Ser.
Em termos práticos:
-
Quanto mais profunda a respiração (prāṇa regulado),
-
Quanto mais silenciosa a mente (dharana),
-
E quanto mais simbólico o conteúdo (mantra, imagem, conceito),
→ maior a eficiência mnemônica e o poder de retenção.
Dia-3
Até agora consegui criar 3 quartos. Nesse ultimo quarto eu aumentei o numero de locis(8-locis), por que criei ele em meditação. Usando a respiração consciente como base para a tecnica. E sim, a mudança é assustadora. Graças a uma meditação de respiração lenta, eu consegui ativar as ondas THETA E ALPHA do cerebro. Que aumenta o foco e concentração ao dobro.
Então você está se baseando inteiramente em palácios imaginários? Criei um a poucos dias com lugares suficientes para memorizar todos os presidentes brasileiros, mas eu fiz questão de que cada local fosse bem diferente e estranho para eu não esquecer. Foi só um experimento, mas funcionou muito bem. Pelo o que eu entendi você está criando quartos em brancos, então sem nada dentro? Apenas a forma geométrica do quarto? Ou você adiciona alguma mobília? Achei bem legal a ideia, talvez para chegar num nível de países ou até mesmo mundos poderia levar uma vida toda dedicada, pelo menos imagino. Mas nem ao menos sei se seria possível realizar tal feito.
Sim, palácios criados do zero. Pedro, eu fiz 2 quartos em branco até agora, sem objetos, só uma janela, ou um sofá, para meu cerebro associar como quarto. A forma geometrica ajuda muito para estimular a criatividade e o processo de criar quartos. Você ficara cada vez melhor em criar formas geometricas diferentes. Use o (pinterest) para buscar fotos de quartos em branco ou vazios, com formas geometricas diferentes. O terceiro eu criei com cor vermelha, e ficou muito mais facil no terceiro. Estou aguardando um tempo de retenção das informações memorizadas no terceiro local, para criar o Quarto. Em seguida farei um segundo andar. E começarei criando uma rua com a segunda casa já. Até agora tenho usado a respiração lenta e meditação. Para entrar na ondas theta e beta cerebral, as mesmas ondas gamma cerebrais dos recém nascidos.
Veja, cada loci até agora pode contar 6 a 7 palavras. 4 locis por quarto.
Dia 4. Eu acabei de criar 5 quartos, todos em meditação e praticando respiração pranayama. Eu descobri que criar certa individualidade para cada quarto é muito eficiente. Por exemplo: como todo os quartos são todos ou em cor branca, verde, vermelha…etc. Eu coloquei uma referência única em cada quarto. Nesse último quarto eu coloquei uma árvore no meio dele, e deu super certo. Consegui criar uma casa do zero mentalmente para meu palácio mental. Agora começarei minha próxima etapa.= criar uma rua de casas agora.
Dia 5 - Consegui finalizar a primeira casa mental, com total de 4 quartos. Consegui criar 32 locis nessas casa. Criei mais duas casas do zero, uma casa quadrada e outra circular. Estou tendo dificuldades de criar essa rua. Como a ideia foi criar um palacio do zero, o progresso esta indo super bem por enquanto. Estou sempre fazendo a criação do palacio em meditação, por pelo menos 20minutos de meditação com (vipassana). O que tem aumentado a eficácia da técnica. Quero conseguir finalizar as 3 casas até daqui 2 dias.
olá, joão. Gostei muito dessa nova maneira de pensar, mas utilizando quartos em branco não seria mais fácil de confundir um local com outro? Na minha experiência com palacios virtuais tenho uma tendência a confundir um banheiro com outro, penso eu que utilizando quartos em brancos com pequenas alterações entre eles teria uma dificuldade maior na diferenciação dos locais em comparação com locais totalmente distinto entre si.
Olá, João ![]()
Poderia me atualizar sobre seus dias de progressão?
Em que nível está sua criação? Casas, ruas, bairros? Já se passaram bastante tempo, você está bem?